quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Filosofia para Crianças - Educação para o pensar!


Educação para o pensar

Objetivos:

O objetivo da Filosofia para Crianças não é o de dar a conhecer a existência de filósofos, nem das suas ideias e obras, mas, antes, de contribuir para o desenvolvimento e compreensão da linguagem e das capacidades críticas e criativas das crianças de modo a promover o seu pensamento autónomo.
O principal objetivo é desenvolver o raciocínio e o pensamento da criança, desenvolvendo por seu turno a capacidade de verbalização do pensamento e dos modos de comunicação tal como do confronto de ideias.
- até aos 6 anos -
• Criar um espaço para perguntas; Aprender a questionar;
• Praticar fazer perguntas e explicá-las;
• Aprender a dar exemplos;
• Aprender a ouvir as perguntas e comentários dos outros.
- 6 anos em diante -
• Praticar fazer perguntas e explicá-las;
•Aprender a identificar contradições, consequências e coerências das ideias expostas;
• Aprender a saber enunciar o tipo de intervenção que se faz no diálogo (estou a dar um exemplo, a concordar, etc.);
• Saber explicitar o que diz, ou quer dizer, através de exemplos e cultivar a procura de contraexemplos;
• Aprender a relacionar conceitos;
• Praticar o respeito pela diferença sem indiferença.

Vantagens:


·       Melhoria da capacidade de raciocínio;
·    Estímulo da apetência da leitura; melhoria da capacidade de leitura; expandir o vocabulário;
·      Melhoria da capacidade de escrita;
·      Promoção da autoestima;
·      Melhoria da capacidade de comunicação;
·      Promoção da autonomia;
·      Desenvolvimento da capacidade de decisão;
·      Descobrir relações entre pensar, falar e fazer/agir;
·      Desenvolver a capacidade de discordar, concordar, pensar com os outros;
·      Descobrir a cooperação e aprender a enriquecer com a diferença.

…”finalmente, estava ali um espaço que valorizava o estar na sala, a individualidade e o conjunto, valorizava a educadora, e valorizava todos e cada um dos meninos. Além disso, estimulava a discussão de ideias, a defesa de pontos de vista, a exposição oral, a contradição, e tudo isto sem esquecer que a sala é feita de meninos, das suas histórias e das suas vidas.” 

Joana Mendonça in Brincar a pensar

…”a coisa mais importante que podemos fazer para as crianças é ensiná-las a pensar bem” (Brant 1988,34)

Sem comentários:

Enviar um comentário